segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Carrapatos e pulgas: conheça estes inimigos!

Coceira! esta, geralmente, é a primeira manifestação de infestação por pulgas e carrapatos. Mas este não é o problema mais grave dentre os muitos provocados por estes parasitas, pois estes são causadores diretos e transmissores de muitas doenças. Vamos então conhecer um pouco estes vilões e os riscos que eles oferecem ao seu animal de estimação.

CARRAPATOS:

Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, carrapatos não são insetos, mas aracnídeos, ou seja, fazem parte da mesma classe das aranhas, escorpiões e ácaros!

A picada do carrapato não é dolorosa, porém, frequentemente causa coceira intensa. Sua percepção do pelo proprietário geralmente se dá pela observação da coceira, ou mesmo pela visualização do parasita no animal. 

No seu ciclo de vida, o carrapato passa por 3 estágios: larva, que dura cerca de um ano,  ninfa, fase que dura de 3 a 4 semanas, e finalmente, o adulto, que vive cerca de um mês. A cada estágio, o parasita precisa passar algum tempo no animal, se alimentando, e, após este período de repasto, retorna ao ambiente. As fases parasitárias, de um modo geral, correspondem a aproximadamente 10% da vida do carrapato, estando o parasita, no restante do seu ciclo de vida, no ambiente!

Além da coceira, grandes infestações podem levar a quadro grave de anemia, além de serem os carrapatos transmissores de graves doenças para seus animais tais como babesiose, erlichiose dentre outras, algumas inclusive graves para seres humanos, como a doença de Lyme e febre maculosa.

PULGAS:

As pulgas sim, são insetos, porém não alados. São capazes de saltar até 200 vezes o tamanho de seu corpo!

No seu ciclo de vida passam por diversos estágios de desenvolvimento. A fêmea adulta põem até 50 ovos por dia. A incubação pode variar de 2 a 200 dias, podendo variar conforme as condições climáticas e ambientais, espécie de pulga, dentre outros fatores. Após este período, eclodem as larvas, as quais sobrevivem no ambiente por duas a três semanas. Após este período a larva produz a pupa (casulo), dentro da qual se desenvolverá uma pulga adulta. Nesta forma, ela irá aguardar a presença de um hospedeiro, que pode ser um cão, gato, coelho, ou mesmo uma pessoa. As pulgas adultas podem sobreviver dentro do casulo por um ano. Acredita-se que para cada pulga no seu animal existam outras 10 se desenvolvendo no ambiente.

Dentre as doenças mais comumente relacionadas à infestação por pulgas temos da DAPP (dermatite alérgica à picada de pulga) que é essencialmente uma reação alérgica a proteínas presentes na saliva da pulga e que são injetadas no seu animal quando da picada destes parasitas. Animais com DAPP apresentam, clinicamente sintomas como coceira intensa, queda de pelos, feridas, descamação. Esta reação pode ocorrer mesmo em infestações muito baixas, nas quais muitas vezes nem mesmo se consegue localizar a pulga no animal.

Outros problemas relacionados à presença de pulgas estão a transmissão de vermes (Dipylidium caninum), anemia, stress (dado pela coceira intensa) havendo ainda a possibilidade de transmissão de alguns vírus. Pode ocorrer ainda de transmissão de doenças, que mesmo raras, são graves para os seres humanos, como é o caso da peste bubônica (transmitida pelas pulgas de ratos) e tifo murino.

COMO ELIMINAR PULGAS E CARRAPATOS?

Como vimos, pulgas e carrapatos não estão apenas no seu animal, eles estão também no ambiente, portanto tratar apenas o animal geralmente tem baixa eficácia e favorecem novas infestações.

Para tratar um animal que já apresente infestação por pulga e/ou carrapato é importante que este seja examinado por um médico veterinário, principalmente em função do risco de ocorrência e transmissão de outras doenças. Nesta consulta ele irá orientar sobre o produto mais adequado. Cuidado: os produtos utilizados são geralmente tóxicos e poder causar danos à saúde de seu animal! 

Algumas medidas são importantes não apenas para a efetividade de qualquer tratamento, mas também para a prevenção, tais como:

- Mantenha seu cão, se de pelo longo, sempre tosado, e escovado;

- Inspecione, no mínimo, a cada 15 dias seu animal para identificar a presença de carrapatos e/ou pulgas;

- Utilize produtos de qualidade no tratamento, e utilize produtos de forma preventiva (coleiras, sprays, talcos etc) mensalmente ou a cada 3 meses, conforme orientação de seu veterinário;

Lavar com freqüência cobertores, panos e roupas dos animais;

- Manter o local em que eles vivem sempre limpos, livres de entulhos;

- Se há infestação, informe-se também sobre a utilização de produtos no próprio ambiente associado ao tratamento de seu animal;

- Evite tapetes e carpetes, pois são locais ideais para a proliferação de pulgas e carrapatos;

- Em caso de cruza, faça aplicação preventiva de produtos contra carrapato e pulgas em seu animal e exija o mesmo do proprietário do outro;

-Mantenha seu jardim e quintal limpos e livres de entulhos;

E mais uma vez, não custa lembrar: em caso de dúvidas, procure um veterinário de sua confiança.


Juracir Bezerra Pinho
Médico Veterinário 

Imagens: 
www.destaquesp.com/images/stories/canais/animais/saude_animal
www.promeris.com.br







Nenhum comentário:

Postar um comentário