terça-feira, 18 de outubro de 2011

Primeiros Socorros (Parte 2): Ressuscitação Cardio-pulmonar (RCP)

Colocando a mão na frente da boca e focinho,
tente sentir se o animal respira
Então, após um choque elétrico, atropelamento, queda, afogamento, atropelamento, queda, traumatismos graves, engasgo ou alguma outra condição, você não consegue perceber a respiração de seu animal (pela movimentação do abdome do animal, ou pelo tato, colocando sua mão em frente à boca e ao focinho do animal), ou ainda o mesmo está sem os batimentos cardíacos (a melhor forma de verificar se o coração de seu animal está batendo é colocando a mão sobre o lado esquerdo do peito do animal). O que fazer?
Assim como ocorre com os seres humanos, a ressuscitação cardio-pulmonar é uma medida que pode  salvar a vida de seu animal. 
Verifique os batimentos do coração de seu animal.
Em caso de parada respiratória e/ou cardíaca  você precisa seguir alguns passos:

Passo "A" - Abertura das Vias Aéreas

Se seu animal não consegue respirar, o primeiro passo é manter  as vias aéreas livres para a passagem de ar. Siga os seguintes passos:

I. Cuidadosamente puxe a língua de seu animal para fora da boca (Atenção: mesmo animais inconscientes podem morder! Tenha cuidado ao realizar este procedimento);
Soprando pelas narinas, verifique
se há livre passagem de ar
II. Tente colocar a cabeça de seu animal esticada e  alinhada com a coluna (Atenção: Cuidado para não causar um hiperextensão da coluna em caso de trauma na cabeça ou coluna);
III. Segure a boca de seu animal, mantendo-a  fechada. Sopre fortemente duas vezes pelas narinas, para verificar se há livre passagem de ar;
IV. Se não houver passagem de ar, inspecione a boca de seu animal, procure verificar se há algum objeto impedindo a passagem de ar. Se identificar algum objeto, tente removê-lo.
Como realizar a Manobra de Heimlich em
gatos e cães de pequeno porte 
V. Se há algum objeto que você não consegue remover, proceda à Manobra de  Heimlich: Para cães pequenos e gatos, segure-o com as costas junto a seu corpo e pressione firmemente a caixa torácica para que ele possa expelir o objeto. Para animais de grande porte, segure-o pelo abdomem, envolvendo-o com ambos os braços e pressione firmemente e pressione com firmeza para promover a expulsão de algum corpo estranho das vias respiratórias. 
Manobra de Heimlich em animais
de médio e grande porte
VI.  Proceda novamente o procedimento descrito no item III. Se  a passagem de ar estiver desobstruída vá para o o passo "B", caso contrário repita a Manobra de Heimlich.

Passo "B" - Boca / Focinho (respiração)


Vias respiratórias livres,é hora de fazer respiração mecânica no seu animal. Para isto basta repetir o item III do passo "A", na velocidade de 1 expiração a cada 5 segundos (12 expirações por minutos). Após cada expiração feita, comprima o abdome do seu animal para esvaziar o pulmão (1 respiração boca/focinho => 1 compressão abdominal). Cuidado para não inflar excessivamente o animal (em especial se for de pequeno porte), e caso constate obstrução retorne ao passo "A". Caso as as vias aéreas estejam livres, concomitantemente proceda com o passo "C".


Passo "C" - Circulação


Proceda então, caso haja parada cardíaca, à massagem. Muitas pessoas acreditam que a massagem cardíaca serve apenas para fazer o "coração voltar a bater". É verdade que o estímulo da massagem pode possibilitar o retorno dos batimentos cardíacos, porém o papel mais fundamental da massagem cardíaca é possibilitar a circulação do sangue. Cada vez que se massageia o coração, ele se "esvazia ", lançando sangue na circulação,   e se enche em seguida, mantendo o sangue circulando. Com isto, reflexamente, ele pode voltar a bater (o que nem sempre ocorre!).
I. coloque o animal em decúbito lateral , com o lado esquerdo voltado para cima;
II. Coloque a palma da mão sobre o coração do animal, no caso de cães pequenos e gatos, pode utilizar a ponta dos dedos;
III. Faça uma pressão rápida e firme, e em seguida solte. Proceda  esta ação na velocidade de        na velocidade de 15 compressão em um espaço de tempo estimado de 10 segundos alternadas com 2 respirações boca/focinho (lembrar de após cada expiração, comprimir o abdome de seu animal).
O esquema fica, mais ou menos, da seguinte forma: 1 respiração boca/focinho => 1 compressão abdominal / 1 respiração boca/focinho => 1 compressão abdominal / 15 massagens cardíacas  em 10 segundos / 1 respiração boca/focinho => 1 compressão abdominal ...
Massagem cardíaca
Continue realizando estes procedimentos durante o trajeto até a clínica ou até a chegada de um veterinário. 


Se não houve como levar se animal a um veterinário, não conseguiu entrar em contato com algum, ou demore a chegar,  a ausência de respiração e batimentos cardíacos espontâneos após 30 minutos, as chances de seu animal são praticamente nulas.


Só para lembrar: tratando-se de seres humanos, os estudos mais modernos colocam como prioridade a massagem cardíaca, antes mesmo da respiração "boca-a-boca". Para saber mais sobre reanimação cardiopulmonar em seres humanos acesse: http://www.cb.ce.gov.br/index.php/listanoticias/14-lista-de-noticias/609-reanimacao-cardio-pulmonar-


Juracir Bezerra Pinho
Médico veterinário




Imagens:
http://www.theinternetpetvet.com
http://theblade.biz

-

4 comentários:

  1. Ótimo post!
    Publiquei o link no meu blog: http://euecarlota.wordpress.com/2014/03/07/ressuscitacao-cardio-pulmonar-rcp/
    Obrigada pelas dicas

    ResponderExcluir
  2. Boa noite, Eucarlota.

    Pode ficar a vontade para publicar nossas postagens. Em breve estaremos lançando um canal no youtube, onde ensinaremos alguns procedimentos e cuidados com nossos amigões. Aguarde.

    ResponderExcluir
  3. Excelente! Mais e mais pessoas deveriam ler esse post. Sou técnica de enfermagem e atualmente curso enfermagem na UFRJ/Macaé. Sempre soube fazer o procedimento com humanos, mas fiquei feliz em aprender com animais também.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom Camila! Muitas vezes a vida dos nossos animais podem ser salvas pelo adequado emprego dos procedimentos corretos.

    ResponderExcluir