terça-feira, 22 de novembro de 2011

Como dar remédios a um animal

É bem frequente, ao explicar a um proprietário, a receita de algum medicamento que eu tenha prescrito pra seu animal, vir aquela velha pergunta: mas como eu dou este medicamento? posso enrolar em um pedacinho de carne? posso dissolver em um pouco de leite? Pois bem, vamos fazer algumas considerações para orienta as formas coprretas, mais seguras e eficientes de dar um medicamento a nossos animias de estimação.
Dar remédios a um animal, muitas vezes, não é uma tarefa tão fácil, e  o fornecimento de medicamentos de forma inadequada pode comprometer a saúde de seu animal,e a eficiência do tratamento, além de, em muitos casos, colocar em risco sua segurança em função de mordidas, principalmente quando do fornecimento de medicamentos de uso oral.
Formulações e vias de administração
Injetáveis: Não creio que seja necessário informar: a apliocação de produtos injetáveis deve ser feita apenas por pessoa habilitada para tal procedimento. Injeções aplicadas em locais errados podem causar sérios problemas para seu animal. então é melhor não fazer voc~e mesmo este tipo de aplicação. Procure seu veterinário.
Medicamentos líquidos e xaropes de uso oral: Preferencialmente  utilize uma seringa. tenha calma, procure acariciar o animal, e cuidadosamente tente abrir a boca de seu animal, segurando-o por sobre o focinho e colocando os dedos médio e indicador por um lado e o polegar por outro. Evite neste momento encarar diretaemtne o animal. estando seu animal com a boca aberta, aperte suavemente o êbolo da seringa. Caso você não consiga abrir a boca de seu animal , introduza a seringa no canto da boca segureando-lhe a boca para cima e fazendo sair o líquido lentamente, se for um cão. No caso de gatos, introduza a ponta da seringa logo atrás dos caninos e mantenha-lhe a boca virada para cima.

Medicamento sólidos de uso oral: Muitos destes produtos podem ser macerados, misturados a líquidos (água, preferencialmente) e dados com uma seringa, como no caso anterior. Nesta circunstância, caso fique algum resquício de medicamento na seringa, esta deve ser novamente preenchida com água para dissolução o resíduo do medicamento restante e dado ao animal. 
Outra forma de se dar medicamento em comprimidos para seu animal é escondê-lo no alimento preferido, bifinhos, petiscos, ração, carne cozida (atenção: nunca dê carne crua para seu pet, e não dê carne rotineiramente, lembre-se estamos dando um remédio, que é um excessão, não a regra). UM boa dica é procurar dar este tipo de medicamento em um horário em que o animal esteja com mais fome, pela manhã, por exemplo. Mas se não der para dissolver em água, nem misturar no alimento, você deve dar o medicamento diretamente na garganta de seu animal (eu prefiro esta forma, pois você tem certeza que ele ingeriu todo o produto). Neste caso posicione o animal de costas entre as suas pernas. Com o bichano de costas, 
ATENÇÃO: Cápsulas geralmente devem ser dadas sem serem abertas. A cápsula, em alguns medicamenteos, protegem o produto da ações das anzimas do estômago do animal, e rabrí-la implicaria em interferir negativamente na sua eficácia. Assim, o melhor, no caso de cápsulas é dar diretametne na garganto do animal mesmo.
Medicamentos pastosos de uso oral: muitos produtos hoje no mercado são apresetnaos na formade pasta, geralmente contida em uma seringa com aplicador. Esta é a melhor forma de dar medicmanetos pastosos na boca de seu animal. siga as mesmas dicas dadas anteriormente para o uso de seringas.
Produtos de uso otológico: As otites (infecções de ouvido) são bastante comuns em pequenos animais, e o uso de medicamentos de uso otológico é sempre um incõmodo pra seu animal. neste caso, dê preferência a produtos em gel, por causarem menor irritação a seu animal. A forma de dar estes medicamentos é segurando a orelha com firmeza, mas sem apertar, e levantar para pingar a dosagem. Depois, abaixe a orelha com gentileza e esfregue a cartilagem na base da orelha. Assim, o medicamento flui pelo canal auditivo.

produtos oftalmológicos:  No caso de líquidos, mantenha ca cabeça de seu animal levemente erguida, e pingue as gotas na superfície ocular. No caso de  formulações cremosas ou pastosas, tracione suab]vemente a pápebra inferior de seu animal e deposite o produto na bolsa que se forma entre o olho e a páopebra.
Sprays: Produtos de uso spray devem ser aplicados a uma distância um pouco maior que 1 palmo (aproximadamente 15 cm). Lembre-se de agitar o frasco antes de aplicar, e no caso de utilizar o produto na região da cabeça, tenha cuidado para o produto não atingir a região  dos olhos (a não ser que este seja o objetivo). Uma dica bem interessante é, não aplicar o spray diretamente no animal: aplique o produto sobre uma bola de algodão e passe na área afetada, isto irá minimizar o problema do som do spray e do frio provocado por ele, quemuitoas vezes causam repulsa do animal  a este tipo de produto.
Banhos (shampoos, sabonetes, e soluções): Muitos medicamentos são indocados para serem utilizados durante, ou na forma de banhos. neste caso não tem mistério. BMolhe todo o corpo do animal e aplique o produto. Deixe-o agir pelo tempo indicado e enxague (se houver esta indicação). Algumas soluções, carrapaticidas, por exemplo que ainda são de uso bem comum, precisam ser aplicadas sobre a pele seca do animal, e somente depois do período de uso, enxaguadas com água em abundância.

É importante que você tire todas as dúvidas sobre o medicamento com seu veterinário, questione a finalidade, a dose, a frequência, e nunca altere por conta própria a dose, a frequência de uso ou o período de tratamento. Siga corretametne a orientação de seu veterinário e nunca dê medicamentos por conta própria ou indicados por um leigo, A  prescrição de medicamentos para animais é privativa do veterinário.    

Juracir Bezerra Pinho
Médico Veterinário


Imagens: 
http://denveranimalcarecenter.files.wordpress.com/2011/08/dog-with-meds.jpg
http://content5.videojug.com/29/291d9d56-e7f9-008a-d56c-ff0008c91a88/how-to-give-your-dog-tablets.jpg
http://www.tails.co.nz/Pet%20pill.JPG
http://vetguru.com/blog/wp-content/uploads/2011/06/earmedsdog_clip_image007.jpg
http://www.petprescription.co.uk/userfiles/images/cat%20eye%20drops.jpg


Um comentário:

  1. Ah, vale sempre lembrar: seringas para aplicação de medicamentos por via oral devem ser SEMPRE de material plastico!

    ResponderExcluir