sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Consulta veterinária: como colaborar e aproveitar ao máximo este momento.

A consulta veterinária é um ato fundamental para o seu animal, seja na promoção da saúde e do bem-estar, prevenção ou cura de doenças, ou ainda, na sua reabilitação. Tenho observado uma série de atitudes/comportamentos dos proprietários de animais que acabam interferindo de forma negativa neste importante momento, ou tornando-o menos produtivo ao profissional e proveitoso ao animal e seu proprietário.
Para começo de conversa: não existe consulta por telefone, tão pouco "olhadinha". Consulta é consulta. O telefone pode ser uma importatne aliado em caso de urgência, pode até salvar a vida de seu animal, porém, não deve, e nem pode ser utizado para consultas. Outro ponto importante é que a consulta deve ser, sempre que possível, previamente agendada. Isto evita que você, e seu animal, dê uma viagem perdida (nem sempre seu veterinário estará disponível para atendê-lo).
Mas, quando levar seu animal para uma consulta veterinária? Infelizmente muitas pessoas procuram atendimento veterinário apenas quando o animal está doente. Na verdade há vários momentos em que se faz necessário procurar atendimento/orientação veterinário, recomanda-se, no mínimo uma visita anual, mesmo que seu animal esteja saudável e, evidentemente, sempre que houver alguma anormalidade.
É também frequente que pessoas que não tem nenhum contato como animal o leve à consulta. Isto é um erro! É fundamental que alguém que conheça bem o animal, e , no caso de doenças, possa prestar todas as informações necessárias. Esta pessoa deve ser também capaz de auxiliar na contenção do animal de forma adequada, bem como auxiliar em algum procedimento clínico que se faça necessário. A presença de alguém conhecido deixa também o animal mais calmo e facilita bastante o seu manejo. Antes de levar seu animal para um consulta atente para os seguintes pontos:
- Traga sempre consigo: carteira de vacinação, exames que por ventura o animal tenha feito, receitas de medicamentos que esteja tomando (ou tenha tomado recentemente), produtos que utiliza e quaisquer outras informações que julgue necessárias e/ou possíveis. Alguns proprietários falam coisas do tipo: "está tomando aquele remedinho da caixa de tal cor" ou então "aquele comprimido pequenininho branco", achando que o veterinário vai adivinhar qual o medicamento apenas por suas características, o que é impossível! De preferência mantenha um arquivo ou pasta com estes dados e leve-o sempre à consulta.
- Se seu animal está doente, procure lembrar-se de todas as informações sobre o quadros clínico: quando iniciou, a cronologia dos sintomas (quais sintomas surgiram primeiro, quais vieram depois), características dos sintomas (por exemplo, se há diarreia: consistência, cor, odor, frequência etc, se há lesões na pele: como começou, qual a aparência inicial, como evoluiu etc);
- Seja sincero. Não esconda sintomas nem oculte informações. me lembro uma vez em que eu questionei o que o animal comia e a proprietária categoricamente falou que "somente ração, da marca tal" e logo em seguida o cachorro vomitou feijão.  Às vezes, ainda, o animal chega em estado praticamente terminal e o proprietário relata: "começou ontem" e você percebe que o quadro tem vários dias de evolução. Mentiras e informações incompletas podem colocar a vida de seu animal em risco, portanto, não se envergonhe em falar a verdade! 
- A consulta veterinária é uma atividade de grande concentração, exercício mental e raciocínio para o clínico, o qual precisa, a partir de informações fornecidas pelo proprietário, avaliação de um paciente que "não fala" (não de forma verbal) chegar a um diagnóstico ou a um direcionamento de conduta. Muitas vezes este processo é abruptamente interrompido por um telefone. Portanto, se possível, no momento da consulta, mantenha seu celular desligado ou no modo silencioso. Já tive que aguardar quase 15 minutos um cliente desligar o celular para poder continuar a consulta;
- Pergunte! Tire todas as suas dúvidas! Converse com seu veterinário, crie um vínculo de confiança mútua. Você tem que ter segurança no profissional que está atendendo seu animal e ele precisa saber que pode confiar nas informações que você está fornecendo e que irá seguir corretamente as orientações e/ou prescrições que forem realizadas;
- Não falte às consultas de retorno quando estas forem solicitadas (elas são importantes para o acompanhamento de seu animal). De um modo geral as consultas de retorno para um determinado caso clínico são agendadas no prazo de até trinta dias, no caso de problemas dermatológicos e outras doenças, este prazo poderá ser maior. Estas consultas de retorno para um mesmo caso clínico, de um modo geral, não devem ser cobradas. Mas também não vá querer que um problema de pele gere um consulta de retorno, por exemplo, para uma fratura. Como o próprio nome diz, a consulta é de retorno, para um caso já atendido, não para uma nova doença!
Faça da consulta um momento de saúde e de conhecimento. Você, seu veterinário,e principalmente, seu animal só terão a ganhar!

Juracir Bezerra Pinho
Médico Veterinário

Imagem: http://babyology.com.au/wp-content/uploads/2011/11/vetcamp.jpg


2 comentários:

  1. Olá, gostei muito do seu post e tenho uma pergunta. Eu tive um Husky que morreu de doença do carrapato, então quando peguei minha nova cachorrinha (uma mistura de chow chow com SRD) eu comecei a leva-la sempre pra fazer exame de sangue pra caso pegasse a doença do carrapato detectasse logo de começo.
    Pois bem, infelizmente ela realmente adquiriu a doença, qdo fiz o exame paguei exame + consulta (= 105,00) agora faz 15 dias q ela esta em tratamento e fiz novo exame para ver se melhorou (paguei somento o exame 25,00). Porem o resultado deu pior e teremos que fazer um tratamento mais intensivo. continuar com o remédio + 2 vacinas com intervalo de 15 dias e após 20 dias de tratamento um novo exame de sangue...
    Fiquei sabendo disso hj e ainda nao conversei c o vet... mas queria saber de antemao, esta certo eu pagar consulta em alguma dessas idas para tomar o remedio injetado ou no ultimo exame de sangue? pq eu entendo que ela ainda esta em tratamento, entao nao teria necessidade de gerar nova consulta, ja que o quadro clinico dela nao alterou...

    obrigada desde ja

    Amanda Presotto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Amanda:

      A consulta de retorno é gratuita. A cada consulta, um retorno gratuito porém isto pode, e deve ser verificado com seu veterinário. A consulta de retorno é agendada pelo profissional, sendo que a maioria se dá no período de 30 dias, porém, em casos mais complexos, ou em quadro específicos como nos casos de dermatologia ou outros que exijam tratamentos mais longos, são previstos prazos maiores. É importante que você converse com o seu veterinário e tire todas as dúvidas quanto aos custos de tratamento, duração, retornos etc. Trate destes aspectos financeiros de forma clara.

      Excluir