terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Final de ano: Cuidado com a saúde e bem estar de seu pet.

É Natal ... final de ano... época de comemoração, fraternidade, festas, presentes. Mas o que muitas pessoas não percebem são os perigos e os incômogdos que esta época do ano ocasiona para os animais de estimação. Nesta postagem vamos tratar de alguns destes problemas, que podem ocasionar desde condições de estresse a graves doenças a seu animal de estimação.
Vamos começar pela árvore de natal. Isto mesmo, a bela e tradicional árvore de natal pode oferecer inúmeros perigos para seu amigão. Os enfeites podem ser facilmente confundidos com um brinquedo e serem acidentalmente engolidos provocando engasgos ou problemas intestinais no seu animal. Pisca-piscas ao serem mordidos, podem causar lesões, pela quebra das lâmpadas, e ao morder a fiação, seu animal pode sofrer choque elétrico. Evite colocar na sua árvore de natal enfeites comestíveis. Verifique a instalação elétrica, mantendo-as com devido isolamento e protegidas de seu animal, e mantenha seu pet afastado da árvore de natal.
As comidas que tanto nos agradam também agradam a nossos animais, porém, muitas vezes podem ser danosas. Diversos alimentos (cebolas, chocolate, café, uvas etc) são tóxicos para os animais. É também comum as pessoas jogarem ossos , especialmente para cães, só que os ossos podem, ao serem mordidos, se quebrarem formando verdadeiras agulhas que podem causar sérios danos a seu animal, além do risco de engasgo. Lambre-se, mesmo nos festejos natalinos, seu animal deve comer exclusivamente a ração. Petiscos, apenas os próprios para animais. Frutas como banana, maça e mamão podem ser oferecidos, porém, em pequenas porções (não ofereça frutas cítricas).
Os presentes, outro perigo: embalagens, sacos plásticos podem ser um grande atrativo para seu animal, e ele pode acabar se engasgando ou mesmo sufocando. Abriu o presente? imediatamnte recolha as embalagens, colocando-as em local seguro (longe de crianças e animais).
E na passagem de ano, os fogos. estes são um pesadelo para seu animal! Cães e gatos, especialmetne cães, possuem m audição bem mais aguçada que a nossa, então, o estouros de fogos de artifício pode ser, um verdadeiro amrtírio para seua animais. Se possível, evite soltar fogos. Se não há como evitar so fogos, procure manter seu animal em local tranquilo e protegido. Para abafar um pouco o ruído, coloque bolas de algodão nas orelhas de seu animal (não esqueça de retirá-las depois). Se possível fique junto a seu animal, ele vai se sentir mais seguro e menos desconfortável.
Uma última dica: mantenha seu animal sempre identificado. Há hoje diversas opções de identificação no mercado, tais como chips e coleiras de identificação. Em Crateús ainda não temos chips de identificação ainda disponíveis, porém se possível, coloque no seu animal uma placa de identificação contendo, no mínimo, as seguintes informações: nome do animal, proprietário, telefone de contato.
Com carinho e com cuidado, você vai poder aproveitar os festejos de final de ano sem colocar a saúde e o bem-estar de seu pet em risco.


Juracir Bezerra Pinho
Médico Veterinário

Imagens:

Nenhum comentário:

Postar um comentário