É Natal ... final de ano... época de comemoração, fraternidade, festas, presentes. Mas o que muitas pessoas não percebem são os perigos e os incômogdos que esta época do ano ocasiona para os animais de estimação. Nesta postagem vamos tratar de alguns destes problemas, que podem ocasionar desde condições de estresse a graves doenças a seu animal de estimação.
Vamos começar pela árvore de natal. Isto mesmo, a bela e tradicional árvore de natal pode oferecer inúmeros perigos para seu amigão. Os enfeites podem ser facilmente confundidos com um brinquedo e serem acidentalmente engolidos provocando engasgos ou problemas intestinais no seu animal. Pisca-piscas ao serem mordidos, podem causar lesões, pela quebra das lâmpadas, e ao morder a fiação, seu animal pode sofrer choque elétrico. Evite colocar na sua árvore de natal enfeites comestíveis. Verifique a instalação elétrica, mantendo-as com devido isolamento e protegidas de seu animal, e mantenha seu pet afastado da árvore de natal.
As comidas que tanto nos agradam também agradam a nossos animais, porém, muitas vezes podem ser danosas. Diversos alimentos (cebolas, chocolate, café, uvas etc) são tóxicos para os animais. É também comum as pessoas jogarem ossos , especialmente para cães, só que os ossos podem, ao serem mordidos, se quebrarem formando verdadeiras agulhas que podem causar sérios danos a seu animal, além do risco de engasgo. Lambre-se, mesmo nos festejos natalinos, seu animal deve comer exclusivamente a ração. Petiscos, apenas os próprios para animais. Frutas como banana, maça e mamão podem ser oferecidos, porém, em pequenas porções (não ofereça frutas cítricas).
Os presentes, outro perigo: embalagens, sacos plásticos podem ser um grande atrativo para seu animal, e ele pode acabar se engasgando ou mesmo sufocando. Abriu o presente? imediatamnte recolha as embalagens, colocando-as em local seguro (longe de crianças e animais).
Uma última dica: mantenha seu animal sempre identificado. Há hoje diversas opções de identificação no mercado, tais como chips e coleiras de identificação. Em Crateús ainda não temos chips de identificação ainda disponíveis, porém se possível, coloque no seu animal uma placa de identificação contendo, no mínimo, as seguintes informações: nome do animal, proprietário, telefone de contato.
Com carinho e com cuidado, você vai poder aproveitar os festejos de final de ano sem colocar a saúde e o bem-estar de seu pet em risco.
Juracir Bezerra Pinho
Médico Veterinário
Imagens:
Nenhum comentário:
Postar um comentário