segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Hora do banho parte 2: Gatos

Na nossa última postagem falamos sobre como banhar um cachorro. Mas agora  vamos tratar dos bichanos.  Há muitas controvérsias sobre a necessidade ou não de se banhar gatos. Para muitos, o banho em gatos, em especial aqueles de pelo curto e que são exclusivamente domiciliados, não se faz necessário, pelo fatos destes animais conseguirem fazer sua própria higiene. Porém, eventualmente, gatos podem ser banhados. 
Para começo de conversa, vamos ter em mente que gatos, de um modo geral odeiam tomar banho, porém, como toda regra tem exceções, há evidentemente alguns bichanos que simplesmente adoram. De um modo geral este procedimento será melhor executado se   tivermos a participação de duas pessoas, pois enquanto uma segurar o bichano enquanto outra irá banhá-lo.
O preparo:
Gatos decididamente não gostam de água, assim todo o preparo para o banho deve ser feito sem queo bichano perceba esta preparação. Para banhar seu bichano você vai precisar:
- Banheira, bacia ou pia;
- Xampu, não podendo utilizar, evidentemente, produtos "de gente". Procure o produto mais específico possível;
- Algodão hidrófobo, na ausência deste utilize algodão comum;
- Pano macio;
- Uma banheira;
- Toalha limpa.
Mãos à obra:
Saiba que, decididamente, gatos, não gostam de água, então todo o preparo do banho deve ser feito fora do campo de observação de seu animal, assim você vai evitar um aumento no estresse de seu animal. De preferência utilize uma banheira ou bacia, a água deve estar levemente morna. O volume de água na banheira/bacia deve ser o suficiente para alcançar a barriga de seu bichano. Para melhorar a aceitação, mantenha na água brinquedos de borracha e brinque com seu bichano durante o banho.
Importante: Antes de molhar seu gato, coloque bolas de algodão hidrófobo na orelha do bichano, isto irá evitar a entrada de água e a ocorrência de otites (infecção de ouvido).
Para conter seu bichano, segure-o com firmeza pela pele na nuca, com cuidado para não machucá-lo). Comece molhando todo o corpo do bichano, do rabo à cabeça a cabeça. Na cabeça, não jogue água diretamente, Molhe a cabeça com um pano úmido ou jogue água de forma suave, diretamente com suas mãos. Aplique o xampu em todo o corpo do animal, tendo cuidado para não cais nas orelhas e olhos, deixando o produto agir pelo tempo recomendado na embalagem ou prescrito por seu veterinário (no caso de banhos terapêuticos). Em seguida enxague em seguida com água em abundância para remover todo resquício do produto utilizado no banho, pois pelo hábito de se lamber seu bichano pode acabar se intoxicando ou desenvolvendo alergias ao xampu utilizado.
A secagem: 
Pronto, hora de secar. Retire o algodão das orelhas de seu bichano. Para secá-lo utilize uma toalha limpa e macia. Se necessário utilize um secador, na temperatura mais baixa e mantendo-o distante do seu gato,  porém, estes geralmente rejeitam o secador em função do barulho. Uma boa dica é banhar seu gatinho em um dia de sol e após a secagem com a toalha colocá-lo em uma área com incidência direta do sol para completar a secagem.
Vale lembrar que, no caso dos gatos,o banho não substitui a escovação frequente da pelagem (diária ou a cada dois dias).


Juracir Bezerra Pinho
Médico Veterinário


Imagens:
http://www.pictures-of-cats.org/images/cat-bath-2.jpg
http://catgroominglosangeles.com/wp-content/uploads/cat-grooming-los-angeles.jpg



Nenhum comentário:

Postar um comentário