sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Hora do banho parte 1: Cães

Muitas pessoas ficam em dúvidas quanto ao banho de seus animais de estimação. Neste, e no próximo post vamos nos dedicar exclusivamente a este tema. Hoje, especificamente, vamos tratar do banho de nosso cachorros.
Para começo de conversa, vamos tratar da frequência. Animais com distintos estilos de vida exigem frequência diferenciada de banho. Animais que costumam permanecer em ambientes abertos, com terra, que gostem de escavar vão precisar de uma frequência maior de banhos que um animal que fica apenas dentro de casa. Animais de pelagem longa e ondulada precisam de uma frequência maior de banhos que uma animal de pelagem lisa e curta. De qualquer forma banhos muito frequentes irão remover da pele de seu animal óleos essenciais, necessários à preservação da integridade do pelo, podendo deixá-los ressecados. Uma boa dica para reduzir a frequência dos banhos é a escovação diária dos pelos de seu animal. Desta forma você mantém a pelagem sempre limpa, evita a formação de nós. Para isto utilize escova apropriada. 
O preparo
Antes do banho separe todos os itens necessários. Preferencialmente sem que seu cachorro veja, pois isto poderia deixá-lo ansioso. Você vai precisar:
- Coleira e guia, para contenção de seu animal;
- Xampu: muitas pessoas utilizam xampu "de gente" para banhar os animais. Isto é um erro! o produto deve ser adequado para seu animal. Existe no mercado uma grande variedade de produtos, indicados para as mais diferentes características de seu animal tais como cor do pelo, idade etc. Procure se informar com seu veterinário qual o produto mais indicado para seu animal;
- Bolas de algodão (hidrofóbo): Serão utilizadas na orelha para evitar a entrada de água no canal auditivo. Devem ser de tamanho adequado para seu animal. Bolas muito pequenas podem entrar muito no ouvido de seu animal. Se você não tem algodão hidrófobo utilize 
- Escova macia;
- Pano, toalha limpa ou esponja macia (para limpeza da região do focinho e proximidade dos olhos);
- Toalhas limpas para enxugar seu amigão;
- Secador de cabelo (opcional);
- Escova.
Mãos à obra:
O primeiro passo evidentemente é proteger as orelhas de seu animal. Coloque cuidadosamente as bolas de algodão no canal auditivo para evitar a entrada de água.
A água utilizada no banho deve estar em uma temperatura agradável, nem muito fria, nem quente. O ideal é que a água esteja levemente morna, na temperatura similar à utilizada para dar banhos em bebês!
Comece molhando todo o corpo do animal.  Quando ele estiver completamente molhado, aplique o xampu nas costas de seu animal e massageie suavemente, espalhando por todo o corpo. Para facilitar este trabalho você  pode diluir o xampu em  água, utilizando 1 parte de xampu em 4 partes de água. Deixe o produto agir por alguns minutos. Lave cuidadosamente as patas, cauda e dobras de seu animal. Cuidado para que não caia nenhum produto na boca, olhos e ouvido. Em especial cães  de raça com focinho curto podem aspirar o xampu. Use o pano ou esponja umedecidos (esprema para retirar o excesso de água) limpar e lavar o rosto, e a escova macia para limpar as patas, entre os dedos e nas unhas. 
Finalizando:
No enxague, utilize água em abundância, preferencialmente repita este procedimento para promover a remoção de quaisquer resquícios de produtos de limpeza, que podem ocasionar problemas alérgicos. 
Após o enxágue, vem a secagem. Esta etapa pode ser realizada com uma toalha limpa, e para finalizar a secagem, caso você queira, pode utilizar um secador de cabelo, neste caso coloque-o na temperatura fria e mantenha a uma distância mínima de um palmo (mais ou menos 20 cm) de seu cão. Não se esqueça de retirar as bolas de algodão da orelha de seu animal e complete a secagem da orelha com algodão hidrófilo.
Acabou? Não! Agora é importante que você escove seu animal, com escova apropriada. Isto irá permitir a evaporação da água residual e vai também evitar a formação de nós.
É importante que seu animal não tenha contato com terra ou areia até que esteja com a pelagem completamente enxuta.
Dica: Para que seu cão não crie nenhuma aversão ao banho, torne este momento mais prazeroso. Faça carinho em seu animal, fale com ele durante o banho (tá, vai parecer meio bobo ou maluco, mas funciona!) e ao fim procure oferecer um petisco ou algo que ele goste. 
Agora sim, seu cachorro estará com o pelo limpinho e livre daquele "cheirinho" de cachorro sujo.
ALERTA: Ainda vou falar de tosa, mas uma opção é levar seu animal a uma clínica veterinária  ou pet-shop para tomar banho ou serem tosados (pode ser lá na Amicão mesmo). Muitas vezes, estes procedimentos são trabalhosos e alguns profissionais e estabelecimentos sem ética utilizam tranquilizantes sem prescrição e sem acompanhamento veterinário, colocando a vida de seu animal em risco. Não permita que seu animal tome tranquilizantes para tomar banho ou ser tosado, a não ser que haja absoluta prescrição e acompanhamento veterinário, e mesmo assim questione sempre a necessidade do uso destes artifício, o qual não é recomendável! 

Juracir Bezerra Pinho
Médico Veterinário

Imagem:
http://www.onslowcountyvets.com/clients/6044/images/uploads/bubbly_puppy.jpg



Nenhum comentário:

Postar um comentário