sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Criptorquidismo

Criptorquidismo é uma falha na descida de um ou ambos os testículos da cavidade abdominal para o saco escrotal. Este "defeito" é mais comum em cães do que em gatos, havendo, de um modo geral, algum indício de predileção de ocorrência em algumas raças, como persas,no caso de gatos e, nos cães, Border Collie, Boxer, Chihuaua, Buldogue Inglês, Greyhound, Maltês, Schnauzer Miniatura, Old English Sheepdog, Pequinês, Poodle Toy e miniatura, Pastor de Shetland, Shepherd Dog, Husky Siberiano, Yorkshire Terrier dentre outros, podendo, no entanto ocorrer em animais de qualquer raça. Esta doenças possui um forte determinante genético e hereditário, estando também associado frequentemente a outros problemas tais como hérnias, displasia coxo-femoral dentre outras.

A descida dos testículos se até 6ª semana de idade. Nesta etapa, o seu gatinho ou cãozinho irá apresentar  testículos pequenos e de consistência macia, podendo se mover quase que livremente entre o escroto e o canal inguinal, principalmente se o filhote estiver com medo, sendo muitas vezes difícil de ser palpado. Em função desta mobilidade recomenda-se aguardar até o 6º mês de vida para se declarar um cão ou gato criptorquídico. Nesta idade, os anéis inguinais são fechados impossibilitando esta mobilidade e, na eventual não descida dos testículos, impedindo que isto venha a ocorrer.

Há diversos sintomas relacionados ao criptorquidismo. Estes sintomas variam conforme a idade  do animal, localização dos testículos (se na cavidade abdominal ou na região inguinal). Os sintomas mais comuns são esterilidade, alterações de comportamento, problemas de pele ocasionadas por distúrbios hormonais, subdesenvolvimento dos órgãos genitais, tumores (alterações neoplásicas) dos testículos, dentre outros.

Na ocorrência de criptorquidismo unilateral, quando é encontrado apenas um testículo no saco escrotal, o animal geralmente é fértil.  

O diagnóstico é dado pela palpação do saco escrotal do animal, e como dito anteriormente deve-se considerar o critorquidismo efetivo apenas após o 6º mês de vida.

O tratamento do critorquidismo pode ser medicamentoso ou cirúrgico dependendo da idade do animal, porém, de uma forma geral, a castração (cirurgia) é recomendável, já que, por ser um problema com forte componente genético, não é interessante que cães ou gatos com criptorquidismo (caso seja fértil) seja posto para reprodução.  A cirurgia também é necessária, de forma precoce, para evitar que os testículos retidos venham a desenvolver alterações neoplásicas ou apresentar algum outro problema. 

Bem,agora, se seu cão ou gato tem mais de 6 meses e não apresenta um ou os dois testículos no saco escrotal, procure um veterinário de sua confiança. A cirurgia pode evitar muito sofrimento para seu animal e mesmo salvar a vida de seu amigão!


Juracir Bezerra Pinho
Médico Veterinário

Imagens:
http://images.mylot.com/userImages/images/postphotos/2234386.jpg
http://www.websters-onlinedictionary.org/images/wiki/wikipedia/commons/thumb/4/45/Inguinal_cryptorchid_1.JPG /350px-Inguinal_cryptorchid_1.JPG (Adaptação)

Um comentário:

  1. Parece que meu meu cão tem esse problema. Vou confirmar a idade dele. Eu estava achando estranho isso, o saquinho dele pequeno e dois nódulos como se na base do pênis. Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir